Skip to content

Encriptação na segurança dos dados

24 de Agosto, 2021

Nuno Mendes, Diretor Geral da ESET em Portugal, falou à COMPUTERWORLD sobre a importância da encriptação na segurança dos dados:

As organizações enfrentam diversos desafios no que diz respeito à segurança dos seus dados. A implementação de camadas de proteção na infraestrutura de TI das organizações é de extrema importância face ao aumento do ciber-risco.

Os desafios ao nível da cibersegurança são cada vez maiores e de elevada exigência para todas as organizações, sendo por isso crucial garantir que o negócio e respetiva operação não têm vulnerabilidades de segurança. Uma dessas vulnerabilidades ou vetor de risco passa pelo acesso indevido aos dados das empresas. 

E, neste contexto, uma das tecnologias mais importantes na mitigação deste vetor de risco é a encriptação dos dados. Esta tecnologia providencia uma camada adicional de segurança e é um elemento importantíssimo quando está em causa a segurança dos dados nos dispositivos empresariais. 

Para facilmente percebermos, podemos dividir as soluções de encriptação de dados em dois tipos: encriptação total de discos fixos ou uma encriptação mais granular ao nível das pastas e ficheiros.”

O artigo completo pode ser lido aqui.