Skip to content

O impacto dos ciberataques no seu negócio

15 de Março, 2022

Desde dezembro de 2020, tem aumentado o número de ataques de grandes dimensões um pouco por todo o mundo. Mas com o anonimato dos pagamentos feitos em criptomoedas, os criminosos melhoraram os seus ataques. Pedem muitas vezes milhões de euros e isto mostra um claro impacto dos ciberataques nos negócios.

Os ataques atingem empresas de todas as dimensões, incluindo pequenas e médias (PMEs). Para minimizar o impacto dos ciberataques, os departamentos de TI estão a implementar novas formas de deteção e contenção. Embora os orçamentos de TI estejam a aumentar, apenas uma parte está a ser utilizada na prevenção de segurança das redes.

O impacto dos ciberataques

As PMEs vítimas de ataques podem enfrentar grandes consequências. Após um ataque, as empresas não só têm de recuperar dados, como também têm reparar as suas redes. Por outro lado, os líderes têm também de lidar com a perda de produtividade e as consequências do anúncio de uma violação de dados. Além disso, devem gerir possíveis processos e danos à reputação e perda de confiança nos seus negócios. Por outro lado, as empresas que são vítimas de um ataque também sofrem aumentos nas apólices de seguros e dos custos de reconstrução da segurança da rede. De acordo com a National Cyber Security Alliance, 60% das empresas saem do mercado no prazo de seis meses após uma violação de dados.

A melhor defesa é um bom ataque

Com o aumento das violações de dados, os líderes das empresas querem preparar-se para lidar com o resultado de uma violação de dados. Além disso, a implementação de prevenção pode ser útil para bloquear muitas ameaças.

Proteger a rede e os equipamentos pode ajudar a prevenir a infiltração antes que ocorra. No entanto, muitas organizações acreditam que o investimento inicial e a falta de especialização são barreiras naturais. Há todavia medidas que cada empresa pode tomar para se proteger.

Ferramentas para lutar contra o impacto dos ciberataques

Auditoria de avaliação de riscos

A proteção proactiva da segurança informática começa com uma abordagem em duas partes. Primeiro, realizar uma auditoria das atividades de segurança de dados em relação a ameaças. Em segundo lugar, com esses dados, criar um plano de avaliação de risco.

Firewall de próxima geração

Estas soluções dispõem de proteção ao nível do gateway de rede (on-prem ou na cloud) com uma solução que conta com conteúdo web e análise de aplicações e bloqueio de vírus. Conta-se ainda prevenção de intrusão, ligação remota segura e melhorias na produtividade da força de trabalho. Falamos de modelação da largura de banda e o controlo de aplicações, por exemplo.

Proteção de Endpoints para mitigar o impacto dos ciberataques

Os profissionais de TI podem criar políticas que limitem o acesso a sites conhecidos por distribuir malware. Podem ainda criar filtros Web para os equipamentos. A implementação de políticas de segurança nos terminais em toda a rede soma uma camada adicional de segurança.

Cópias de segurança da rede

Um backup de rotina, que tenha base de dados e configuração de rede, deve ser guardado num local diferente e fora da rede. A existência destas cópias de segurança pode mitigar qualquer necessidade de pagamento de ransomware e limitar o tempo de inatividade.

Regime híbrido e remoto requerem VPN

As VPNs permitem trabalhar de forma remota e criar uma ligação segura a aplicações quando iniciam sessão na rede fora do escritório. As VPNs estendem as políticas de segurança da rede a equipamentos remotos e protegem de intrusos em redes públicas ou numa rede doméstica. Isto ajuda a proteger os dados sensíveis e mantém as equipas produtivas enquanto trabalham a partir de casa.

Usar passwords seguras

As regras de utilização de passwords seguras para toda da força de trabalho é muito importante. Formar as equipas para mudar as passwords e usar recomendações de passwords fortes é essecial. Assim como a autenticação de dois fatores, para credenciais e dados cruciais do negócio.

Gestão de políticas de acesso para reduzir o impacto dos ciberataques

Limitar o acesso a ficheiros com base na função atual da força de trabalho pode proteger dados. Por exemplo, um membro da equipa de marketing precisa de ter acesso aos dados do departamento financeiro?

Formação numa base contínua

Como os criminosos encontram sempre novas formas de entrar nas redes, deve manter a força de trabalho atualizada. Esta deve ter formação nos seguintes aspetos:

  • Responsabilização sobre dados e regulamentos de conformidade
  • Manutenção da password e das suas credenciais
  • Responsabilização pelas contas de e-mail e noção de táticas de phishing
  • Conhecimento de VPN e de proteção dos equipamentos contra roubo

Aplicar medidas preventivas e envolver a força de trabalho como linha de defesa contra ataques pode poupar às empresas não só dinheiro, mas também produtividade e reputação.

A WhiteHat disponibiliza um alargado conjunto de soluções tecnológicas que protegem as organizações contra ataques de todos os géneros. Fale connosco e veja como podemos ser úteis.