Skip to content

Diferenças entre DRaaS e Cópias de Segurança regulares ou Backup as a Service?

5 de Abril, 2021

Com o DRaaS, os dados, aplicações, e configurações de rede são copiados para a cloud. No caso de uma falha, toda a infraestrutura pode ser rapidamente restaurada. Assim, as operações comerciais podem ser retomadas com esta nova infraestrutura temporária. Utilizando run books preparados, tirando snapshots frequentes dos sistemas de origem, e testando automaticamente o failover, o objetivo de ponto de recuperação (RPO) – período de tempo máximo de perda potencial de dados – e os objetivos de tempo de recuperação (RTO) – tempo alvo entre o incidente e a recuperação – podem ser reduzidos a minutos.

Inversamente, as soluções tradicionais de backup ou backup como serviço (BaaS) fazem cópias de dados (e por vezes a configuração do servidor) e gravam-nas em meios físicos, como discos rígidos. Ao contrário do DRaaS, estas cópias destinam-se a ser restauradas para o mesmo, ou novo hardware, e não instantaneamente restauradas como um servidor funcional (ou seja, os dados não são “associados”).

Por conseguinte, existe uma grande diferença na abordagem de recuperação para este tipo de soluções:

  • DRaaS: Failover em minutos, e depois resolver o problema original – ao seu próprio ritmo
  • Cópias de segurança: Apressar para resolver o problema, depois executar um restauro

O que torna a solução de Disaster Recovery da Infrascale única?

O produto de Disaster Recovery da Infrascale, disponibilizado pela WhiteHat, apresenta um generoso conjunto de características e cumpre todos os pressupostos citados acima. Aqui estão algumas outras funcionalidades em destaque:

  • Programação flexível, throttling, e deduplication durante a captura, além de replicação de computadores. Ajuda a evitar a degradação do desempenho nos sistemas de origem, e mantém à distância o armazenamento e a utilização da rede.
  • DR local (no local) para evitar a reconfiguração da rede e diminuir a latência. Na maioria dos casos, as empresas enfrentam “micro-desastres”, quando apenas um único computador falha. Muitas soluções podem executar DR no local, quer executando uma cópia da máquina falhada num aparelho DRaaS local ou fazendo uma restauração instantânea da máquina virtual num hipervisor no local.
  • Teste automático de cópias de segurança com verificação de arranque (screenshot). O teste automático de cópias de segurança é a melhor forma de garantir que cada cópia de segurança é utilizável e é muitas vezes uma razão chave pela qual as empresas escolhem uma solução DRaaS em vez dos produtos de cópias de segurança tradicionais.
  • Restauração granular de ficheiros e pastas individuais. Quando aplicável para resolver o desastre, é normalmente mais rápido e fácil restaurar ficheiros e pastas individuais do que todo o sistema.
  • Restauração para hardware ou hipervisor diferente. Quando um servidor falha e precisa de ser substituído, é provável que seja virtualizado, e não restaurado para uma nova caixa dedicada. Além disso, muitas empresas têm hoje em dia tanto VMware como Hyper-V instalados. Isto torna a conversão física para virtual, e virtual para virtual, uma característica valiosa.
  • Soluções de cópias de segurança Convergente e de Recuperação de Falhas. O IDR funciona tanto para cópias de segurança como DR. Permite armazenar os arquivos de dados a longo prazo e, ao contrário dos produtos baseados em sincronização, fornece o “air gap” necessário entre o sistema fonte e a cópia secundária, não permitindo que alterações maliciosas povoem instantaneamente o site secundário. Ao mesmo tempo, uma organização pode desfrutar de tempos de rotação instantânea de DR tanto no local como na cloud. Contudo, pode voltar para um ponto de restauração arquivado feito há anos atrás.

O DRaaS é uma solução eficaz para eliminar a perda de dados e o tempo de paragem. Apresenta o restauro e o spin-up/recuperação por uma fração do custo de ter equipas dedicadas a estas tarefas. A solução de DRaaS baseia-se nos benefícios do DRaaS e vai mais além: sem complicações extra, sem recursos de TI extra e sem alarido para o failover ou o failback – tudo em minutos! Tudo com a confiança de que os seus dados estão protegidos.

Se quiser saber mais sobre como as soluções Infrascale de DRaaS podem manter os seus dados seguros e o seu negócio operacional, visite o site da Whitehat e fale connosco!