Skip to content

DRaaS: Diferenças Comparado com Cópias de Segurança regulares ou Backup como Serviço

5 de Abril, 2021

Com o DRaaS (“disaster recovery as a service”) os dados, aplicações e configurações de rede são copiados para a cloud. E no caso de uma falha é possível restaurar rapidamente toda a infraestrutura. Assim, pode-se retomar as operações com esta nova infraestrutura temporária. Utilizando “run books” preparados, tirando snapshots frequentes dos sistemas de origem. Bem como, testando automaticamente o failover, reduz-se a minutos o objetivo de ponto de recuperação (RPO) – período de tempo máximo de perda potencial de dados. O mesmo acontece com os objetivos de tempo de recuperação (RTO). Ou seja, o tempo alvo entre o incidente e a recuperação.

Por outro lado, as soluções tradicionais de backup ou backup como serviço (BaaS) fazem cópias de dados (e por vezes a configuração do servidor) e gravam-nas em meios físicos. Como discos rígidos. Ao contrário do DRaaS, estas cópias destinam-se a ser restauradas para o mesmo ou novo hardware. E não instantaneamente restauradas como um servidor funcional. Ou seja, os dados não são “associados”.

Por isso, existe uma grande diferença na abordagem de recuperação para este tipo de soluções:

  • DRaaS: Failover em minutos, e depois resolver o problema original ao seu próprio ritmo.
  • Cópias de segurança: Apressar para resolver o problema, depois executar um restauro.

O que torna a solução de Disaster Recovery da Infrascale única?

O produto de Disaster Recovery da Infrascale apresenta um generoso conjunto de características cruciais. Em resumo, cumpre todos os requisitos que foram descritos acima. Aqui estão algumas outras funções em destaque:

  • Programação flexível, throttling e deduplicação durante a captura. Além de replicação de computadores. Assim, ajuda a evitar a perda do desempenho nos sistemas de origem. Além disso, mantém à distância o armazenamento e a utilização da rede.
  • DR no local para evitar a reconfiguração da rede e diminuir a latência. De maneira geral as empresas enfrentam “micro-desastres”. Por norma, quando apenas um único computador falha. Muitas soluções podem executar DR no local. Executando uma cópia da máquina falhada num aparelho DRaaS local. Contudo, outra opção, é fazer uma restauração instantânea da máquina virtual num hipervisor no local.
  • Teste automático de cópias de segurança com verificação de arranque. O teste automático de cópias de segurança é a melhor forma de garantir que cada cópia de segurança é utilizável. E é muitas vezes uma razão chave pela qual as empresas escolhem uma solução DRaaS. Ou invés dos produtos de cópias de segurança mais tradicionais.
  • Restauração granular de ficheiros e pastas individuais. Quando é aplicável para resolver o desastre. É por regra mais rápido e fácil restaurar os ficheiros e as pastas individuais. Todavia, é mais simples do que recuperar todo o sistema.
  • Restauração para hardware ou hipervisor diferente. Quando um servidor falha e precisa de ser trocado, é provável que seja virtualizado. E não restaurado para uma nova caixa dedicada. Além disso, muitas empresas têm hoje em dia tanto VMware como Hyper-V instalados. Isto torna a conversão física para virtual e vice-versa numa característica de valor.

Outras funcionalidades

  • Soluções de cópias de segurança Convergente e de Recuperação de Falhas. O IDR funciona tanto para cópias de segurança como DR. Assim como, permite armazenar os arquivos de dados a longo prazo. E ao contrário dos produtos baseados em sincronização, fornece o “air gap” necessário entre o sistema fonte e a cópia secundária. Ou seja, não permite que alterações maliciosas povoem de imediato o site secundário. Ao mesmo tempo, uma organização pode desfrutar de tempos de rotação instantânea de DR. Tanto no local como na cloud. Contudo, pode voltar para um ponto de restauração arquivado feito há anos atrás.

Conclusão

Assim sendo, o DRaaS é uma solução eficaz para eliminar a perda de dados e o tempo de paragem. Apresenta o restauro e a recuperação por uma fração do custo de ter equipas dedicadas a estas tarefas. A solução de DRaaS baseia-se nos benefícios do DRaaS, bem como outros. Sem complicações extra, sem recursos de TI extra e sem alarido para o failover ou o failback. Tudo em minutos e com a confiança de que os seus dados estão protegidos.

Saiba como as soluções Infrascale de DRaaS podem manter os seus dados seguros e o seu negócio operacional. Visite o site da Whitehat e fale connosco!