Skip to content

O que é o DRaaS: Noções básicas

31 de Março, 2021

O Disaster Recovery as a Service é um modelo de serviço que faculta cópias de segurança e recuperação através da utilização de um ambiente cloud de terceiros, em que todas as funcionalidades de recuperação de falhas, são fornecidas “as-a-service”. As-a-service significa que o consumidor não precisa de deter – nem de gerir – o ambiente informático de recuperação. Uma vez que não requer um local secundário dedicado e físico, staff informático formado, nem investimento inicia, o DRaaS está geralmente disponível a um custo inferior ao de uma solução construída de raiz.

Tal como outras soluções DR (recuperação de falhas), o DRaaS mantém operacionais as suas aplicações críticas de negócio e permite à sua empresa funcionar mesmo quando acontecem coisas más: uma falha de hardware, um ataque de ransomware ou mesmo um desastre natural. Como uma atualização dos produtos tradicionais apenas de backup, DRaaS fornece prazos de recuperação muito curtos (minutos) e recursos computacionais a pedido, prontos a usar, para restauração instantânea das aplicações. O DRaaS é uma solução eficaz para eliminar a perda de dados e o tempo de inatividade – a uma fração do custo de o fazer dentro da empresa.

Porque é que o Disaster Recovery as a Service é importante para o negócio?

Hoje, as empresas dependem mais do que nunca de software e computadores – não apenas como a espinha dorsal das operações, ou como um poderoso conjunto de suporte administrativo, mas também como importantes diferenciadores e como plataformas de comunicação. No entanto, estes sistemas são construídos a partir de centenas de elementos que podem, de forma independente, falhar! Componentes de servidor com problemas, más atualizações de aplicações, ransomware, inundações e incêndios, todos eles têm o potencial de pôr o seu negócio de rastos. Não é uma questão de “se”, mas sim de “quando” isso vai acontecer.

Tradicionalmente, as TI dependiam de cópias de segurança para “ressuscitar” aplicações em caso de acidente. No entanto, nos tempos modernos, as cópias de segurança não conseguem resolver problemas críticos de perda de dados e de tempo de inatividade:

  • Os backups de dados aparecem frequentemente em falta, incompletos, ou não restauráveis.
  • Quando um servidor falha, a aquisição de hardware de substituição leva dias!
  • A restauração de dados pode demorar horas e dias de trabalho.

O DRaaS não sofre destas questões e faculta muito mais argumentos: a capacidade de trazer as operações de volta à produção em minutos, a automatização dos testes de cópia de segurança, a capacidade de expansão, e a oportunidade alavancar a utilização da cloud. O DRaaS é um serviço acessível e fácil de gerir – mesmo para pequenas e médias empresas (PMEs) – que podem não ter staff de TI especializado, fundos para criar data centers para failover, ou tempo para construir planos de continuidade de negócios.

Porque é que o Disaster Recovery as a Service é importante para os Prestadores de Serviços Geridos?

Embora a parte “serviço” do DRaaS seja mais sobre o facto de ser oferecido como um produto com tudo incluído na cloud – também pode ser enquadrado como a forma como o produto é suportado. Como já foi referido, muitas PMEs poderiam beneficiar de uma solução de DR, mas nem todas têm pessoal treinado e tempo para a implementar. Esta é uma oportunidade para os MSPs – e um importante diferenciador em relação aos seus concorrentes – de fornecerem serviços de DR chave na mão (para além de uma solução DRaaS). Quando o serviço de gestão de DRaaS é oferecido a um preço razoável, e com baixos custos de implementação e gestão, torna-se um complemento integral do conjunto de ferramentas MSP para ajudar as PMEs com as suas necessidades de TI.

Além disso, uma característica do produto Infrascale Disaster Recovery (IDR) é que cada cópia de segurança pode ser automaticamente validada. O IDR inicia uma cópia virtualizada de um computador protegido num ambiente isolado. Durante o arranque, tira uma imagem do sistema e efetua um teste “inside-out”, executando uma pequena aplicação dentro da máquina. Um relatório diário de verificação de cópia de segurança, com capturas de ecrã de sistemas protegidos virtualizados prontos a serem utilizados em caso de falha, pode ajudar a criar confiança entre um MSP e um cliente. Assim, um MSP que ajude com TI, pode agora ajudar com DR, integrar DR com outras ofertas na PME e fornecer feedback em tempo real – a solução DR está a funcionar!

Solução DRaaS vs DR como stand-alone?

Cada oferta DRaaS deve incluir o seguinte:

  • Levantamento de computadores físicos ou máquinas virtuais de origem (imagens completas e atualizações incrementais). Feito utilizando um agente instalado no sistema de origem ou através da interação com o API da plataforma de virtualização (agentless). Nota: este tipo de levantamento simplifica a implementação e gestão do produto.
  • Replicação dos dados da fonte para a cloud. Os dados podem ser replicados como ficheiros de imagem incrementais discretos, como alterações (para soluções baseadas em sincronização), ou como blocos de dados únicos (para soluções que suportam a reduplicação sobre a rede WAN).
  • Configuração de run books de DR. A sequência de arranque e configuração permite restaurar ambientes inteiros com um único clique. Soluções diferentes podem conseguir isto com editores de sequências gráficas, ordenação de listas simples, ou scripting.
  • Falha automatizada de computadores e redes protegidas na cloud (AKA recovery, AKA spin-up). No momento da falha, sistemas individuais ou todo o ambiente podem ser transferidos para a cloud. Soluções mais antigas de DR exigiam um telefonema para o apoio e uma declaração formal de falha. Com as modernas soluções DRaaS, um cliente pode iniciar um único servidor ou todo o seu ambiente (através do livro de execução de DR) através de uma interface de utilizador.
  • Failback a partir da cloud de volta à fonte. Uma vez que a infraestrutura de recuperação está a funcionar no ambiente cloud e as operações comerciais são restauradas, o failback pode ser programado a uma hora conveniente. Para ser um DRaaS significa que o failback deve ser tão simples como o failover.

A WhiteHat é o seu parceiro para a implementação de soluções de DRaaS, face à parceria que desenvolvemos com a Infrascale. Fale connosco e veja como podemos ser úteis a assegurar a continuidade do seu negócio ou dos seus clientes.