Skip to content

Prepare-se para o desastre com o Macrium Rescue Media

16 de Outubro, 2020

As catástrofes na área de TI podem relevar-se muito dispendiosas: os dados são o bem mais precioso de quase todas as organizações nos dias que correm, pelo que o custo de os perder, seja por falha de hardware, malware ou até mesmo um desastre natural, tem tendência a ser muito elevado.

Existem muitas abordagens diferentes para minimizar e mitigar os riscos de desastres e perda de dados. Um dos mais importantes é o backup regular que permite cópias de segurança e que garantem a disponibilidade da informação.

Neste campo, a Macrium é uma ferramenta importante no capítulo da segurança, nomeadamente no backup e disaster recovery. No entanto, é preciso olhar para a criação do suporte Rescue Media.

O que é o Rescue Media?

O Macrium Reflect Rescue Media é uma solução executada num suporte externo portátil, como um CD ou pen drive, que pode ser utilizado quando não é possível aceder ao sistema operativo Windows. Sem ele, a recuperação é muito mais difícil. É necessário criar um suporte de “resgate” numa segunda máquina e, em seguida, recuperar para a máquina que evidencia os problemas.

Utilizar o Rescue Media: WinPE ou WinRE?

O Rescue Media pode ser baseado no Windows Preinstallation Environment (WinPE) ou no Windows Recovery Environment (WinRE). É aconselhada a utilização do WinRE para a criação do dispositivo, porque este ambiente permite o acesso Wi-Fi e não requer qualquer download adicional.

O WinPE é uma versão “light” do Windows que pode ser usada para uma série de tarefas, como troubleshooting e deployment, permitindo o acesso ao Windows danificado por meio de uma interface de linha de comando. O WinRE, por sua vez, executa uma função semelhante, mas conta com ferramentas de recuperação mais poderosas. É por esta razão que é preferível a utilização do WinRE.

Como criar a Rescue Media

Pode ser criada dentro do Macrium Reflect UI. Vá até ao menu Other Tasks’ e escolha ‘Create Rescue Media’.

Para saber passo a passo como criar o suporte a partir do zero, consulte a Base de conhecimentos da Macrium.

Como testar a Rescue Media

Assim que estiver criada, é importante levar a cabo testes para verificar a sua integridade. Com eles, o utilizador terá a confiança de que o Rescue Media poderá fazer o arranque normalmente, caso seja necessário.

Para testar a sua Rescue Media, basta utilizá-la para fazer arrancar o sistema. Esteja ela num CD / DVD, USB ou ISO, o boot a partir da Rescue Media vai garantir que ela está a funcionar corretamente.

Como aplicar updates e patches à Rescue Media

Ocasionalmente, será necessário aplicar atualizações e patches . Para o fazer, é necessário reconstruir a Rescue Media sempre que houver alterações no Macrium Reflect. A O software notifica o utilizador quando houver quaisquer mudanças importantes dentro da IU do Macrium Reflect, mas pode encontrar notas de patch no menu ‘Help’.

Como verificar o suporte de hardware

Depois de fazer boot com a sua Rescue Media, pode verificar se seu hardware é compatível com o Rescue Environment. O driver é um software que permite que o sistema operativo comunique com o hardware do computador. Se os drivers corretos não estiverem disponíveis (ou seja, se não tiverem sido adicionados com sucesso), não vai ser possível utilizar o hardware (por exemplo, a pen USB).

Pode garantir que todos os drivers foram carregados com sucesso selecionando o separador ‘Restore’ e ‘View Unsuported Devices’. Esta opção vai verificar se algum dispositivo não tiver o controlador correto na Rescue Media.

Também é importante neste ponto navegar até o local dos seus backups para garantir que os arquivos de backup estão acessíveis. Familiarizar-se com esse processo tornará o restauro de uma imagem muito mais fácil.

A Rescue Media simplifica a recuperação com Macrium

Recordamos a ideia inicial deste blog post: um desastre na área da tecnologia é um evento catastrófico e difícil de ultrapassar. Embora seja fácil fingir que simplesmente não vai acontecer, a preparação é a chave – sem ela, o cenário tornar-se-á muito mais complexo.

A preparação requer uma série de elementos diferentes, mas a criação da Rescue Media deve estar no topo da sua lista. Como pôde verificar, é um processo simples e garante que o utilizador tira todo o proveito do Macrium Reflect.

Quer ficar a saber mais sobre esta poderosa ferramenta de backup e recuperação de informação? A WhiteHat tem uma equipa especializada em soluções de disaster recovery pronta a ajudá-lo.