Skip to content

Backup e Disaster Recovery: um conceito a reter

29 de Junho, 2021

Ter um bom plano de Backup e Disaster Recovery pode fazer toda a diferença. Esse plano é fundamental para minimizar o impacto do downtime no seu negócio. Em todas as indústrias, as organizações reconhecem que estas paragens podem resultar rapidamente na perda de receitas. Desastres naturais, erros humanos, falhas de segurança e ataques de resgates podem comprometer os recursos de TI. Além disso, qualquer tempo de paragem pode impedir as interações com clientes, minar a produtividade dos colaboradores, destruir dados e interromper processos essenciais para o sucesso da empresa.

É essencial distinguir o backup do disaster recovery, definir conceitos e avaliar opções e tecnologias de implementação. Pode por exemplo ajudar a desenvolver estratégias eficazes para evitar as consequências do tempo de inatividade.

Diferenças de backup e disaster recovery

Há uma distinção importante entre backup e disaster recovery. Backup é o processo de fazer uma cópia extra dos dados. Na verdade, estas cópias de segurança existem para os proteger e podem fazer toda a diferença.

O disaster recovery, por outro lado, refere-se ao plano e processos para restabelecer rapidamente o acesso a aplicações, dados e recursos informáticos após uma interrupção. Mas esse plano pode envolver a mudança para um conjunto de servidores e sistemas de armazenamento até que o seu centro de dados primário esteja funcional.

Algumas organizações confundem o backup com a recuperação de desastres. Mas como podem descobrir depois de uma falha grave? Por exemplo, ter simplesmente cópias de dados não significa que possa recuperar o seu negócio. Para assegurar a continuidade do negócio, é necessário um plano robusto e testado.

Planear antes de agir

As empresas não se podem dar ao luxo de esquecer o backup e disaster recovery. Além disso, se demorar horas a recuperar dados perdidos após um problema, os seus colaboradores e parceiros vão ficar parados. E se demorar dias a trazer o seu negócio de volta à Internet após um desastre, vai poder perder clientes para sempre. Feitas as contas, dada a quantidade de tempo e dinheiro que pode perder em ambos os casos, os investimentos em backup e recuperação de desastres são mais do que justificados.

Backup e disaster recovery: uma questão de prioridades

O passo essencial na criação de um plano é avaliar as opções de implementação. Pense por exemplo se precisa de manter algumas funções de recuperação de desastres ou dados de reserva? Além disso, considere se beneficia de uma abordagem de nuvem pública ou de nuvem híbrida?

Cloud

As soluções de backup e disaster recovery na cloud são cada vez mais populares. Muitas destas soluções têm a infraestrutura para armazenamento de dados e, em alguns casos, as ferramentas para a gestão de processos de backup e disaster recovery.

Ao optar por uma oferta de backup e disaster recovery baseada na cloud, evita gastar dinheiro em hardware, bem como em custos de gestão. Além disso, obtém uma escalabilidade rápida mais a distância geográfica necessária para manter os dados seguros no caso de um desastre regional.

As soluções de backup e disaster recovery na cloud servem tanto ambientes de produção no local como os baseados na cloud. Pode decidir, por exemplo, armazenar apenas dados copiados ou replicados na cloud, mantendo o seu ambiente de produção no seu próprio centro de dados. O Xopero Cloud é uma solução avançada de backup na cloud para empresas que protege uma quantidade ilimitada de dispositivos, base de dados, servidores e máquinas virtuais.

On-premises

Em alguns casos, manter certos processos de backup e disaster recovery localmente pode ajudar a recuperar dados e serviços de TI. A retenção de alguns dados sensíveis nas instalações pode parecer apelativa, caso seja necessário cumprir os regulamentos de privacidade, entre outras. As soluções de Macrium Reflect são simples de utilizar , tanto na criação dos backups como na recuperação.

Mas tenha em atenção que se ocorrer uma catástrofe natural ou uma falha de energia, o seu centro de dados será afetado. É por isso que a maioria das estratégias de disaster recovery se baseia num local secundário, que se encontra a alguma distância do centro de dados primário. Pode ser na outra ponta da cidade, do país ou do mundo.

Mais vale prevenir…

Grande parte das empresas têm na informação o seu ativo mais importante. Para elas, o conceito de Backup e Disaster Recovery é essencial. Além disso, as estratégias são críticas para manter a organização a funcionar. Quanto mais adiar a implementação, maior o perigo de transtornar o seu negócio. A WhiteHat distribui soluções de Backup na vertente Cloud e On-premises. Para o fazer, conta com fabricantes como a Xopero, Macrium e Infrascale. Além disso, dispomos de equipas especializadas e com o know-how necessário para implementar as estratégias de backup e disaster recovery que melhor de adequam ao seu negócio.